segunda-feira, 1 de abril de 2013

02 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Este sorriso é valioso!

Hoje procurei em minhas fontes um motivo ainda mais especial para que fosse determinado o 2 de abril como Dia Mundial da Conscientização do Autismo, mas confesso que não fui bem sucedida nesta busca. Quem sabe até já tenha lido em algum lugar e não tenha conseguido reter a informação, já que minhas curiosidades nestes momentos sejam mais práticas. 
No entanto, posso dizer que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), em 18/12/07 e o evento teve início em 02 de abril de 2008, com o objetivo de obter maior atenção ao transtorno.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo, os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília, o Teatro Amazonas em Manaus, a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data.
Pais, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização e alerta de uma síndrome que cada vez mais afeta novas crianças. Ainda sem saber ao certo o que causa o autismo, cientistas do mundo inteiro têm trabalhado em conjunto na busca por respostas. 
Hoje mais do que nunca sei da importância desta data, no mês em que o meu neto, Tarcísio, comemora seu segundo aniversário, no próximo dia 19/04, tenho motivos em dobro para considerá-la especial. 
Em tão pouco tempo me vi obrigada a lidar com o desconhecido e posso dizer que nunca me sentirei satisfeita com as aprendizagens sobre o tema, mesmo porque, é acima de tudo desafiador, complexo, nada fácil e por isso mesmo a importância de sabermos mais a respeito. Como tudo em nossas vidas, nunca podemos dizer que estamos prontos e acabados e em se tratando de autismo quanto mais informações melhor.
Sinto-me feliz por estar vivendo esta experiência, por conviver com esse meu Anjo Azul, que a cada dia vence uma árdua e grandiosa batalha, feita de detalhes pequenos, que tantas outras vezes deixei passar despercebido. 
Agradeço por estarmos neste momento histórico de possibilidades de pesquisa, de avanços científicos, de facilidades tecnológicas e de informação. Creio e tenho visto, em filmes e leituras, o quanto foi doloroso para as famílias e para o próprio autista o desconhecimento de suas especificidades. 
Mais uma vez repito: Para o autismo ainda não existe cura, mas para a deficiência da falta de conhecimento e preconceito existe a informação. Conheça o autismo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário