domingo, 23 de outubro de 2011

Penso, sinto, logo existo

Nossos pensamentos são construídos a partir de nossas experiências, vivências, de tudo aquilo que percebemos através de nossos sentidos.
Cada um tem um jeito de pensar e sentir que é só seu. Só o que verdadeiramente nos pertence é o que pensamos e sentimos. Todo o resto pode nos ser tirado. Podem nos obrigar a agir, a falar, a escrever, a ir ou ficar... mas ninguém nos obriga a sentir e pensar.
Hoje estou usando este espaço para registrar e expressar minha única propriedade, meus pensamentos e de certa forma meus sentimentos.
Estive lembrando de velhas lições, velhas por serem antigas, mas não por não servirem mais, aliás, só são velhas porque são preciosas, se não fossem, não seriam lembradas por tanto tempo.
Durante toda a nossa vida vivemos buscando um sentido para ela, para a nossa existência, ninguém quer crer que estamos aqui pelo simples fato de existir. Queremos mais, ser importantes, maiores e melhores, somos gananciosos, orgulhosos. Isso tem o lado bom. Enquanto queremos ser importantes estamos tentando provar para nós mesmos alguma coisa e buscando uma evolução, ser melhor. Por outro lado deixamos de pensar que não precisamos provar nada para ninguém, nem para nós mesmos. Melhorar, evoluir é a lei da vida, que não são adquiridos com facilidade, mas que também não precisam de tanto sofrimento para alcançá-los.
Sobre a razão de estarmos aqui, já tive várias opiniões a respeito e a mais atual e duradoura foi a de que nascemos com uma missão: de nos melhorarmos, nos aprimorarmos a cada dia. Se formos bons para nós mesmos, tudo a nossa volta receberá o reflexo da nossa bondade, será bem.
Tentando encontrar um sentido para a vida são escritos vários livros e mensagens com o intuíto de animarem as pessoas a viver, algumas vezes acho isso cômico. Por que precisamos de incentivo à vida? Se ela está aí pra ser vivida, simplesmente vivida. Mas como seres humanos simples, sempre procuramos deixar as coisas complexas, porque não basta a simplicidade da vida, é preciso complicar.
Se conversarmos com pessoas idosas, veremos o quanto são simples e como de forma simples nos transmitem velhas lições. Agora já não correm tanto em busca de um sentido para a vida, talvez por estarem mais próximos do fim dela, decidem aproveitar o AGORA que é tão precioso, e que perdemos tanto remoendo e criando dores e problemas, responsabilizando os outros pelas nossas frustrações, cobrando dos outros as expectativas e ilusões que criamos sobre elas. A vida seria tão mais simples se apenas a vivêssemos, sem grandes planos para nós ou para os outros. Se pensássemos em ser bons conosco, em não sofrer por aquilo que não podemos fazer, ter ou ser.
Não quero dizer com isso que devemos ser acomodados, mas diferente disso, sermos equilibrados, não tornar as coisas maiores do que elas são. Agir sim, com simplicidade e alegria, mesmo nas maiores dificuldades. Como costumo dizer “grandes problemas e grandes dificuldades”, só experimentam pessoas grandes e fortes o suficiente para vencê-las. Mas precisamos estar conscientes de que isso faz parte da nossa evolução, se fazem necessárias para que utilizemos a simplicidade na resolução.
Minha grande lição de hoje é que nascemos para sermos felizes, mesmo com dificuldades. Para nos sentirmos assim, basta lembrarmos de agradecer ao simples fato de existir.

мα∂α' setembro/2010

Um comentário:

  1. Bah, muito bom... pelo visto ganhei uma concorrente de divagações....rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir